A Marinha Portuguesa na Grande Guerra (1916-1918)

O Afundamento do Caça-Minas Robert Ivens

Excerto do Prefácio:

«Alguns dos factos apresentados neste livro demoraram mais de 100 anos para serem relatados… Nesta obra, para além do seu enquadramento em todo o contexto da Grande Guerra, são registados vários factos, alguns dos quais ocultados aquando do seu acontecimento: o afundamento do um navio e a perda de vidas humanas, a sua descoberta e identificação, o reavivar da sua memória e dos que nele cumpriram a sua última missão. Este livro resulta da conjugação de várias vontades e da colaboração entre diferentes instituições, militares e civis, nas diversas actividades do projecto de investigação relacionado com o afundamento do Caça-minas Roberto Ivens. (…) Os autores, com a publicação deste livro, dão um contributo importante para a compreensão do afundamento do primeiro navio, facto relevante na participação da Marinha Portuguesa na Grande Guerra.»

Augusto Mourão Ezequiel Vice-Almirante REF Diretor da Comissão Cultural de Marinha

Editor: Comissão Cultural de Marinha

Edição: 2018