À Mesa com a Marinha. Tradição, Requinte e Modernidade

REF: 107263

«Uma das marcas fortes da nossa identidade reside na riqueza e na diversidade da gastronomia. Também a Marinha Portuguesa se credita como fiel depositária desta tradição que, no mar e em terra, no decurso da sua longa história, foi cultivando e elevando como um serviço de qualidade, excelência e requinte, potenciando esta dimensão da nossa cultura um pouco por todo o Mundo. É, portanto, com particular gosto que tenho o privilégio de prefaciar o livro que o leitor tem em mãos, que lhe oferece uma navegação de mais de cinco séculos pela história da alimentação na Marinha, as suas tradições, os rituais e a rica cultura gastronómica. Ao longo de sucessivas páginas profusamente ilustradas, podemos acompanhar a forma como a mera satisfação de uma necessidade básica evoluiu e se sofisticou, tornando-se numa referência que ultrapassou, em muito, as fronteiras do País, não fossem os navios da Marinha, desde sempre, embaixadas itinerantes e montras do que de bom Portugal tem para oferecer, seja quando surtos em portos estrangeiros ou junto dos que nos visitam. A presente obra, numa edição revista e aumentada da primeira edição, inclui novos capítulos sobre protocolo e sobre as campanhas em África, nos séculos XIX e XX, proporcionando uma visão original sobre a pouco divulgada dimensão da sustentação da atividade militar da Marinha nos territórios ultramarinos. Inclui, igualmente, uma atualização dos textos, acompanhada da renovação das fotografias e da inclusão de mais menus - entre os quais, diversos cedidos pela Fundação da Casa de Bragança - que, por si só, constituem verdadeiras obras de arte.»

in Prefácio,Chefe do Estado-Maior da Armada Almirante António Maria Mendes Calado

Editor: Paulo Santos

Edição: 2020