Alcácer Quibir 1578

Visão ou Delírio de um rei?

REF: 100587

Raras vezes uma batalha teve um impacto tão determinante como o confronto entre marroquinos e portugueses na batalha de Alcácer Quibir. Para Portugal o desastre significou a perda da independência e o fim do primeiro império europeu fora da Europa.

O rei português, D. Sebastião, tem sido desprezado por uns como um quase imbecil ou doente mental, por outros idolatrado como uma espécie de messias português. Se muito já foi feito para perspectivar uma visão menos comprometida sobre o monarca, já sobre a batalha de Alcácer continuamos a tropeçar em opiniões e análises recorrentes, velhas de mais de meio século. A campanha de Alcácer Quibir encerra erros. Mas pouco se tem referido do extenso planeamento desta intervenção militar, que se iniciou com a profunda reforma das instituições militares encetada por Dom Sebastião e cujas formas de recrutamento e mobilização serão aproveitadas para o esforço de guerra na Restauração, e das formas de combate, a par dos modelos Europeus mais avançados, que faziam parte do desenvolvimento da arte militar no Portugal de Quinhentos,.

Livro inovador, de um especialista desta época, investigador reconhecido e premiado, esta descrição da batalha de Alcácer Quibir apresenta uma visão diferente das descrições clássicas, baseado no conhecimento profundo do autor da arte da guerra no século XVI e da sua aplicação tanto na Europa como sobretudo em Portugal.

Editor: Tribuna da História

Edição: 2009

Autor: Luís Costa e Sousa

ISBN: 9789728799601

Valor: 19,90 €
Mais informação
Encadernação Capa dura
N.º de páginas 144
Dimensões 27,7 x 20 cm