Gago Coutinho - A Navegação Aérea e a Navegação Marítima

Contribuição para o seu estudo

REF: 107289

Apresentação O primeiro trabalho da compilação que se segue foi apresentado no Planetário Calouste Gulbenkian durante a SessãoConjunta Academia de Marinha - Instituto de Cultura Europeia e Atlântica em Maio de 2012, e enquadra-se no âmbito do tema da referida Sessão, que pretendiacomemorar a atribuição aos "Relatórios" da Travessia Aérea do Atlântico Sul em 1922, da dignidade de serem inscritos no Registo Internacional da Memória do Mundo, instituído pela U.N.E.S.C.O., (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization). O outro texto, de carácter mais informativo, foi apresentado ao pessoal em serviço no Instituto Hidrográfico a convite do seu Diretor, o Almirante Augusto de Brito, em 2008, ano que antecedeu as comemorações da morte do Almirante Gago Coutinho. Este trabalho deverá ser complementado pela consulta das imagens correspondentes à apresentação de diapositivos que o acompanhava e que se lhes seguem de modo sequencial. O terceiro trabalho, que trata da importante intervenção de Gago Coutinho na História da Náutica e das Navegações de Alto-Mar, foi apresentado na Academia de Marinha, também no ano de 2012. O último trabalho corresponde ao Relatório Preliminar feito pelo signatário ao então Presidente da Academia de Marinha, Almirante Rogério de Oliveira, no âmbito das experiências realizadas a bordo da Sagres no ano 2000, que se efetuaram durante as comemorações da viagem de Álvares Cabral. Estas experiências complementaram as que o signatário já tinha efetuado a bordo de veleiros, tendo sido posteriormente apresentado um trabalho na Academia, depois publicado. Foram estas experiências feitas de acordo com os princípios de Gago Coutinho.

O autor

Editor: Academia de Marinha