História da Marinha Portuguesa - Viagens e operações navais 1139-1499

REF: 107261

«Ao longo da sua história, Portugal manteve sempre uma ligação estreita com o mar e as atividades nele desenvolvidas, que foram fundamentais para a criação da sua identidade como Nação.» (...) A História da Marinha Portuguesa tem sido narrada ao longo da sua vida por inúmeros historiadores, facto a facto, episódio a episódio, ou cobrindo apenas alguns períodos históricos. A elaboração de uma história mais completa é uma tarefa absolutamente necessária para preencher uma imperdoável lacuna na nossa Historiografia. A razão desta necessidade é óbvia: «a História de Portugal é a História de uma nação marítima que, em grande parte da sua existência, viveu quase exclusivamente do mar e para o mar. A HIstória Marítima dos Portugueses confunde-se pois em largos períodos com a própria História do País», frase lapidar que foi escrita no Preâmbulo do seu projeto, nascido em 1991 e aprovado em Assembleia de Académicos de 5 de julho de 1994.

Esta obra, parte integrante dos diversos volumes editados pela Academia de Marinha, aborda o perído de tempo entre o início da Atividade Marítima Portuguesa, a reocupação do território e a Marinha de Guerra, o Desenvolvimento da Atividade Naval, a Marinha na Crise diNástica, o Século XV, a Conquista de Ceuta, as Primeiras Expedições marítimas, a Expedição a TÂnger, os Descobrimentos Henriquinos, as Atividades Navais ao tempo de Afonso V, e As Atividades Marítimas nos Reinados de D. João II e D. Manuel.

Editor: Academia de Marinha

Edição: 2020

Autor: José António Rodrigues Pereira (Coord.), Autores: Gonçalo Couceiro Feio, José António Rodrigues Pereira, José V. Pissarra, Paulo David Vicente Fotografias: José António Rodrigues Pereira Desenhos: José Manuel Cabrita

ISBN: 9789727811533

Valor: 22,50 €
Mais informação
Encadernação Capa dura
N.º de páginas 330
Dimensões 25 x 18 x 2,5 cm