Administração e relações de poder em Macau no século XVIII.

A "Relação" do Bispo D. Marcelino José da Silva (1799) |

REF: 110086

Neste breve trabalho revisitamos uma carta e "relação", datada de 1799, da autoria de D.Marcelino José da Silva, então Bispo de Macau, designadamente à luz dos objetivos subjacentes à reforma que, traçada em Lisboa, fora determinada para a administração daquela cidade e território, em 1783-84.Esse documento, de que existe cópia na Biblioteca Central deMarinha - Arquivo Histórico, oferece detalhes para uma análise pormenorizada sobre a forma como o novoquadro normativo foi, ou não, executado e constitui-se em peça documental importante para uma melhor compreensão das confrontações, locais e institucionais, em torno da governação de Macau, no plano conceptual e, sobretudo, no seu exercício prático, na segunda metade do século XVIII.

Editor: Edições da Marinha/ DCM - Direção Cultural da Marinha

Edição: 2023