Deslizar para a direita

Blog - Dia da Marinha, no passado mês de Maio de 2019

2019-11-24

Dia da Marinha, no passado mês de Maio de 2019

Mais de nove meses após a sua partida de Lisboa, em 20 de Maio de 1498 a armada de Vasco da Gama chegou finalmente ao seu destino: a Índia. Esta viagem, até então sem paralelo na história marítima, quer pela sua duração, quer pela enorme extensão navegada, inaugurava a presença portuguesa no Oriente, assim como um novo período na história de Portugal. Pela primeira vez, a Europa e o Oriente estavam agora ligados por via marítima.
Em homenagem a Vasco da Gama e a todos os que contribuíram para a realização desta viagem, o Dia da Marinha é celebrado anualmente a 20 de Maio, envolvendo um conjunto de eventos e cerimónias que invocam aquela efeméride, mas sobretudo os mais de 700 anos de existência da Marinha Portuguesa e de todos os que, ao seu serviço, serviram Portugal.
Este ano, as celebrações do Dia da Marinha decorrem em Coimbra. Pela primeira vez, a Marinha celebra o seu dia numa localidade do interior do país, chegando assim às populações que, pela sua localização, não têm um contacto direto com a Marinha e com o litoral. Esta é também uma forma de homenagear as várias gerações de portugueses que, ao longo dos séculos, saíram do interior do país para servir Portugal no mar.

A cidade de Coimbra está intimamente ligada à construção e afirmação de Portugal. Escolhida por D. Afonso Henriques para capital do reino em 1131, em pleno processo de reconquista, desempenhou também um papel fundamental durante crise dinástica de 1383-85, tendo-se aí realizado as cortes que aclamaram D. João como rei de Portugal. Pela sua Universidade passaram também algumas das mais importantes figuras da ciência e do conhecimento em Portugal. Destas destacamos Pedro Nunes. Autor de uma extensa e inovadora obra no campo da matemática, astronomia, e cartografia, com contributos decisivos para as navegações portuguesas, Pedro Nunes faleceu em Coimbra em 1578.
Mas, para além da ciência e do saber, Coimbra foi também ponto de exportação da produção agrícola e industrial da região centro, através do seu rio Mondego. Ao longo dos séculos, o rio foi a principal via de comunicação entre o interior e o litoral, navegado por embarcações tradicionais em madeira, como a barca serrana, cuja atividade perdurou até ao século XX.
Ao realizar as celebrações do Dia da Marinha em Coimbra, presta-se assim uma justa homenagem a uma das mais antigas cidades do país e ao seu rio Mondego, os quais contribuíram decisivamente, não apenas para a construção do país, mas também para a afirmação e consolidação da nossa identidade nacional.
Uma vez mais, o Museu de Marinha integra as celebrações do Dia da Marinha, promovendo a entrada gratuita entre os dias 18 e 20 de Maio de 2019. Esta é, seguramente, uma excelente oportunidade, e pretexto, para revisitar a exposição permanente e melhor ficar a conhecer os inúmeros testemunhos do passado marítimo português em exibição.