Portugal e a Guerra de África

«(…) Uma das notáveis virtudes deste texto agora publicado é a total fidelidade aos factos, e a intocável humanidade com que os regista, sem esquecer com rigor científico os cenários operacionais diferentes nas chamadas províncias ultramarinas. Não ficam omissões que possam colocar dúvidas sobre o facto de que a Pátria pode e deve não esquecer que a Marinha nunca ali deixou de ter presente que cumpriu o seu dever com honra. (...) de modo objectivo [os autores] dedicam palavras justas à histórica Casa dos Estudantes do Império, que não contribuiu para aliviar o magoado coração de Portugal Multicultural e único, antes desenvolveu a solidariedade dos estudantes de cada etnia ali representada e aderente à exigência do princípio - "deixem passar o meu povo". (...)»

Prof. Dr. Adriano Moreira, in Prefácio

Editor: Comissão Cultural de Marinha